sábado, 25 de abril de 2009

Ponte Filipina


1999

Coisas, Homens e Estórias da Venteira


A Ponte Filipina


1631, reina em Portugal, Filipe III, IV de Espanha. Nesse ano, enquanto os holandeses incendiavam Olinda, no Brasil, os árabes massacravam portugueses em Mombaça, havia perturbações populares em Beja e o rei introduzia novos impostos, o Senado de Lisboa mandava construir uma ponte, na Estrada Real de Sintra, por cima da Ribeira de Carenque, junto a uma propriedade dos Corte-Real. Como uma lápide informa, foi a ponte construída com o Real do Povo (imposto que inicialmente incidia sobre a água e que mais tarde se vai estender à carne, ao vinho, etc.)
Trata-se de uma ponte com tabuleiro em cavalete pouco acentuado (com o meio sobrelevado relativamente às margens), que se lança sobre a Ribeira sobre dois arcos de volta perfeita, de dimensões desiguais, separados por um talha-mar.
É a nossa Ponte Filipina, Ponte do Lido ou Ponte Velha, velhinha de 368 anos, de valor histórico e simbólico porque une a Amadora a Queluz! Urge dignificar e proteger este monumento, que no verdadeiro sentido da expressão, já tanto aguentou…


Texto publicado no Boletim da Junta de Freguesia da Venteira, 1999

Sem comentários:

Enviar um comentário